Diário de bordo

Após vários anos tentando resistir a ‘tentação’ de embarcar novamente, decido aproveitar o know how da minha profissão em alta e aceitar preencher uma das diversas vagas oferecidas por uma das maiores companhias de Cruzeiros Marítimos do mundo. Depois de seleções exigentes em Lisboa e disputas que chegaram a ser de 10 candidatos por vaga, irei fazer parte do seleto grupo de Food and Beverage de um dos maiores navio do mundo.  Porém, meu objetivo ao certo é alcançar o mais rápido possível uma posição hierárquica, próximo daquilo que mais gosto de falar: os vinhos.

E esta posição dentro do Dreams Cruise, um dos mais luxuosos Navios da Disney Cruise Line tem o nome de ‘Head Wine Steward’ ou numa tradução pessoal Sommelier de Bordo.

cruzeiros disney

Muito me agrada saber que terei generosas comissões pela venda de vinhos nesse magnífico Navio com capacidade para quatro mil passageiros e mais de mil e duzentos tripulantes. Mas não estarei a bordo pelo salário e nunca penso apenas em dinheiro e sim na experiência em si, que é única!

Tive o prazer de inaugurar o primeiro Navio de Cruzeiros nas praias do Rio de Janeiro com um time de profissionais extraordinários que fizeram do Pink Fleet o primogênito no serviço de turismo náutico do Rio, que em quase um ano de operação fizemos história nos mais diversos eventos prestados aos cariocas. E, após cerca de seis meses de muitos exames, provas, entrega de documentos, cursos exigidos, vacinas em dia e a obtenção de meu visto americano, sou informado que meu embarque será dentro de 20 dias em Miami, Estados-Unidos.

Assino um contrato que me diz passar seis meses a bordo e dois meses de férias com ordenado que poderá facilmente ultrapassar os três mil dólares mensais. Tudo é lógico, dependendo de algumas variantes como performance, roteiro e comissões em venda. A partir de hoje, quero tentar mostrar com palavras o dia a dia de um verdadeiro profissional de hotelaria a bordo de um gigantesco e luxuoso Navio Cruzeiro. Todas as dificuldades, dúvidas, alegrias, tristezas, conquistas e prováveis promoções vividas por mim e levadas a vocês no presente momento de quem está lá dentro. Daremos dicas valiosas do que acontece no real, falaremos do presente momento que vive a hotelaria marítima mundial, daremos conselhos importantes para quem queira embarcar ou quem pensa ser hoteleiro e ferramentas certas para você usar e alcançar o que quiser!

Costumo dizer que, desde Pedro Alvares Cabral que a indústria do turismo internacional sempre se mostrou como ‘profissão do futuro’, pois sempre esteve na natureza do Homem redescobrir as coisas, tentar, viajar, experimentar. Em 22 de Abril de 1500 de Portugal para o Brasil os portugueses fizeram história. Hoje a história é outra, mais de 500 anos depois do Rio de Janeiro para o mundo, um Carioca nascido em Madureira e crescido em Copacabana emigrado em Portugal terá um monte de histórias para contar para quem quiser ouvir ou simplesmente, quem quiser explorar!

Navegar é preciso…

Bye e até breve,

David Chaves Saraiva.

Uma resposta em “Diário de bordo

  1. David vc realmente é uma caixinha de surpresas.Esperava tudo de vc, mas não uma mudança TÃO radical como esta.Conhecendo seu perfil,de pessoa ponderada e que dá seus passos meticulosamente planejados, acredito que essa mudança será para melhor.. Torço por vc com a tranquilidade de quem conhece seu potencial e sabe que, o que vc almeja, ser um Head Wine Steward, será conquistado com ética, trabalho e competência.Forte abraço do seu cunhado Alexandre e sua irmã Deise.Em tempo:Estaremos aguardando-te aqui em Cabo Frio,Rio de Janeiro, no deu recesso de 2 meses.Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s