Você gosta de conversar com alguém que não te olha nos olhos? Que fica olhando para um lado, para o outro, mas nunca pra você? E aquela pessoa que fica olhando fixamente para você sem piscar? É muito importante fazer sempre contato de olhar e sorriso quando estiver interagindo com os hóspedes ou clientes. Aqui vão algumas dicas de como interagir através do contato de olhar.
É muito importante saber exatamente para onde olhar quando interagindo com o hóspede. Estudos psicológicos comprovam que olhar fixa e diretamente nos olhos da outra pessoa causa desconforto por ser normalmente uma ação ligada a repressão. Um exemplo de que a pessoa com quem você está falando está incomodada é quando ela começa a piscar os olhos e evita olhar diretamente nos seus olhos, age como se fosse uma indicação para que a pessoa que está falando faça o mesmo.
Evitar de olhar para a pessoa também é negativo, independente das diferenças culturais do hóspede, dá-se a impressão de que a pessoa que está ouvindo não participa da conversa e ainda pior que ela não é considerada importante para a comunicação/mensagem em questão.
Quando falamos de contato de olhar, a cultura japonesa merece um cuidado especial. Sempre que atendemos um hóspede de origem japonesa nunca devemos manter o contato de olhar durante toda a interação. Sempre olhar para o ponto entre as duas sobrancelhas conhecido como “terceiro olho”e desviar o olhar para outro objeto. Fazer isso com frequência durante todo o atendimento para que o hóspede não se sinta ofendido.