A arte do mau humor

Daniel Miranda

Algumas religiões pregam:”Viemos à essa vida para cumprir nossa missão.” Se a minha missão for a que eu realmente estou pensando, precisarei reencarnar mais mil vezes! Porque eu passo o tempo todo trabalhando com algo tão fascinante que até já virou um hobby: a  hospitalidade, a arte do “bem receber”, do acolhimento.

Em dias de folga procuro conhecer novos restaurantes e bares, experimentar produtos e serviços. Mas que serviços? É algo que raramente consigo encontrar. Pra começar a noite, pego um táxi pra poder beber meus drinks. Ao entrar no carro, sou eu que digo “boa noite” e, claro, tenho como resposta do motorista o clássico: “Vai pra onde?”. Pra quê dizer “boa noite”, certo? Ao chegar ao destino somente ouço o valor da corrida. Sem agradecimentos ou coisa parecida.

Ao chegar ao bar ou restaurante, a hostess na porta também não retribui meu “boa noite”. Só sai da boca dela: “Tem reserva?”.  Isso quando os seguranças que mais parecem lutadores de MMA te encaram como o Anderson Silva encara o Sonnen. Já na mesa, não ouço sugestões. Os garçons parecem máquinas de entregar cardápios e tirar pedidos. Uma vez perguntei a um deles por que, em todas as vezes que repôs minha bebida, não retribuiu meu agradecimento: “Com licença, te disse “obrigado” umas quatro ou cinco vezes e nem ao menos ouvi um simples “de nada”. O garçom se sentiu super-ofendido com aquilo e, ao invés de reverter a situação com simpatia e amabilidade, resolveu não mais atender a nossa mesa. Uma pena, pois me considero um good tipper. Pra não falar a vez que pedi mais gelo e recebi a seguinte resposta: “Mais gelo?! Tá muito cheio aqui, assim você me quebra…”. Pode?

Quando saio pra jantar ou beber uns drinks com os amigos, não espero assistir uma aula sobre as principais castas ou as novas tendências da gastronomia. Espero apenas ter uma noite agradável, em que o prato acaba sendo um mero coadjuvante.
Sorrir não dói. Pelo contrário.

garçom-mal-humorado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s